7 filmes sobre viagens no espaço que você precisa assistir

Gosta de viagem? Mais precisamente no espaço? Vem ver os filmes sobre viagem no espaço que a gente separou então!

Também ama ficar viajando sobre o espaço, Stoner? Doido demais, né? Não é por acaso que desde a corrida espacial - entre os EUA e a Rússia - da Guerra Fria, começaram as produções de milhares de filmes sobre o que existe entre as estrelas. O cinema se tornou o palco perfeito para fantasias sobre o que está muuuito além do nosso alcance.

 
É por isso que não faltam histórias espaciais. Vem ver 7 filmes sobre viagens no espaço que separamos pra você <3
 
2001 – Uma Odisseia no Espaço
 
Não há como sequer pensar em falar sobre filmes no espaço sem citar esse que é um dos maiores clássicos da história do cinema, indo muito além da ficção científica. Essa obra-prima de Stanley Kubrick é responsável por muito daquilo que temos em nosso imaginário hoje sobre como é o espaço.
 
Só para você ter uma ideia, ele é de 1968 e já discutia sobre implicações de uma inteligência artificial — isso enquanto fazia um belo paralelo com a própria evolução humana. Não por acaso, sua trilha sonora, cenas e personagens se tornaram ícones do cinema. Isso tudo faz com que ele siga sendo muito atual.
 
Quer dizer, atual em sua temática, já que sua linguagem pode causar um grande estranhamento em quem está acostumado com o ritmo mais acelerado e frenético das produções modernas. Só que, mesmo sendo mais lento e até mesmo complexo, não tem como imaginar o espaço sem passar por 2001. É presença obrigatória em qualquer lista do gênero.
 
Interestelar
 
Mas se o seu interesse for mais aquela ficção-científica cabeçuda, repleta de conceitos físicos e reviravoltas que podem ser explicados na sala de aula, Interestelar é o seu filme. Lançado em 2014 pelo diretor Christopher Nolan, ele não chega a ser uma unanimidade entre os críticos por causa de algumas decisões de roteiro, mas não há como negar o quanto ele é cientificamente preciso em muitos aspectos e como isso faz dele um filme muito interessante.
 
A história se passa alguns anos no futuro, quando a Terra já sofre com os efeitos do aquecimento global. Para tentar contornar a situação, um ex-piloto da NASA vai ao espaço em busca de uma solução — e isso envolve entrar em buracos de minhoca e visitar planetas distantes.
 
O que mais chama a atenção é o quanto o longa respeita diversas teorias de astrofísica, o que faz dele um filme bastante denso e repleto de explicações. Se, por um lado, isso atrapalha o ritmo da história, por outro mostra que o universo é realmente fantástico e que basta um pouco de atenção às leis que regem o cosmos para que tenhamos aventuras impactantes. A cena em que o personagem de Matthew McConaughey volta para a nave e descobre que os 15 minutos que ele estava em um planeta correspondem a anos na Terra é impressionante até hoje — e um conceito muito pouco explorado em Hollywood.
 
O Primeiro Homem
 
Existem vários filmes que vão falar sobre a ida do homem à Lua, mas destacamos aqui o mais recente deles. O Primeiro Homem foca justamente nos preparativos de Neil Armstrong para realizar esse feito — e isso significa mais de uma década de preparativos, treinamentos e tensões.
 
O interessante aqui é que ele vai além daquilo que a gente se acostumou a ver nos livros de História ou do discurso patriota dos americanos. Tudo isso ainda está presente, é verdade, mas o filme explora também o lado humano e pessoal do astronauta, sua relação com a família e as motivações que o levam a se dedicar tanto para uma missão que ele nem sabe se vai dar certo.
 
Passageiros
 
Não se deixe enganar por Jeff Bezos: ir ao espaço não é tão simples assim e as viagens por entre as estrelas são bem mais demoradas do que a fantasia nos ensinou. E é a partir dessa premissa que Passageiros explora uma ideia bastante curiosa: um grupo de astronautas é enviado em uma espécie de coma induzido para o espaço, mas dois deles acabam despertando 90 anos antes do esperado e agora precisam conviver um com o outro no isolamento da nave.
 
O que vale destacar aqui é que, apesar de a proposta parecer quase um romance, ele traz algumas reviravoltas bem interessantes — a começar pela morte iminente por causa de um problema na nave — e que fazem do filme muito mais que isso. Vale a pena ser visto.
 
Gravidade
 
Gravidade é um filme que merecia ser visto no cinema, mas que ainda assim é uma excelente pedida para o seu streaming. Isso porque ele explora muito bem a vastidão (e o vazio) do espaço e a telona consegue captar muito bem tudo isso.
 
A história gira em torno de uma astronauta que fica à deriva no espaço após um acidente com a sua nave. E justamente por se propor a ser cientificamente realista, tudo se torna ainda mais agoniante, porque você não consegue ver como ela vai sair daquela situação e tudo começa a ficar cada vez mais desesperador.
 
E ele consegue tudo isso por ser tecnicamente impecável. Não por acaso, teve 10 indicações ao Oscar e levou sete, incluindo melhores efeitos visuais, edição de som, fotografia e diretor.
 
Alien - O Oitavo Passageiro
 
Não há como falar de terror no espaço sem passar pela franquia Alien. E por mais que ela tenha se perdido em meio às tantas sequências, o filme original segue sendo uma obra-prima inquestionável. Isso porque o diretor Ridley Scott conseguiu traduzir tudo aquilo que nos fascina e amedronta quando o assunto é espaço: ao mesmo tempo em que ele é imenso, viver em meio às estrelas é claustrofóbico e você não faz ideia do que vai encontrar.
 
Na trama, a tripulação da nave Nostromo se vê presa com uma criatura alienígena que passa a caçar um a um — e o desafio é sobreviver e impedir que a criatura chegue à Terra. A premissa é bem simples, mas consegue criar uma ambientação tão envolvente que vai te fazer se questionar se ir para o espaço é realmente uma boa ideia.
 
Aliás, Alien – O Oitavo Passageiro é tão clássico que praticamente tudo o que foi feito relacionado a terror no espaço acaba bebendo daquilo que o filme de 1979 apresentou. De outros filmes a videogames, todo mundo reverencia o Xenomorfo e seu legado.
 
 
Apollo 13: Do Desastre ao Triunfo
 
Se tem uma frase que deixa todo e qualquer filme imediatamente mais tenso é “Baseado em Fatos Reais”. E essa é apenas uma das razões que fazem de Apollo 13 um filme tão bom. Ele conta a história da terceira missão enviada para a Lua que acabou de forma desastrosa, já que problemas técnicos forçaram a NASA a trazer os astronautas de volta à Terra. Mas como fazer isso com segurança?
 
Toda a tensão do filme gira em torno dessa questão, usando inclusive trechos reais de conversas entre a central de controle e a equipe em órbita — o que serve apenas para deixar tudo ainda mais angustiante. E por mais que os livros de História (e o próprio título em português) sejam um enorme spoiler sobre o que aconteceu, não há como não ficar apreensivo e roendo as unhas de nervoso.
 
Dá uma olhada nas nossas camisetas "do espaço":

Camiseta Pink Elephant

 

 
Pague com
  • Pix
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Stoned Vestuario - CNPJ: 22.478.833/0001-03 © Todos os direitos reservados. 2024

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade