Moda sustentável e moda consciente – Qual a diferença?

Vem entender qual é a diferença entre moda sustentável e moda consciente

A moda sustentável busca questionar o processo por trás da produção das roupas que vestimos. Muitas vezes isso acontece em massa para atender o consumismo, gerando resíduos químicos poluentes a nossa natureza.

Além dos resíduos poluentes que são gerados durante a produção, cerca de 300 mil toneladas de roupas usadas são descartadas todos os anos no mundo. Para se ter uma ideia, em 2015 o consumo da indústria têxtil chegou a aproximadamente 73 milhões de toneladas. A probabilidade é que esse número crescerá 4% a cada ano até 2025.

Entretanto, por outro lado, somente 20% desses tecidos são reciclados por ano em todo mundo. Uma quantidade muito baixa tendo em vista a grande produção. Os Estados Unidos são os detentores do maior mercado de vestuário, possuindo aproximadamente 30% do volume total. Isso se deve ao modelo de consumo Fast Fashion, que vai contra tudo que a sustentabilidade defende.

O modelo de moda rápida ganhou força a partir da década de 1990, quando os consumidores se viram diante de encontrar nas lojas coleções novas praticamente todas semanas e com o preço baixo. A produção das roupas passou a ser feita de forma mais veloz e barata. Contudo, essa fabricação foi transferida para os países do terceiro mundo, onde a mão de obra é mais barata e não há regularização de direitos trabalhistas e condições de trabalho.

O salário de um trabalhador da indústria têxtil em um país com economia subdesenvolvida é de cerca de 2 a 3 dólares por dia. Isto é, o consumo em massa na indústria da moda tem um alto preço, não para o consumidor final, mas para os trabalhadores que fabricam as peças e para o meio ambiente.

Mas afinal, o que é moda sustentável?

É inegável que o mundo da moda está cada vez mais buscando alternativas para a conservação do meio ambiente. Daí surge a moda sustentável e a necessidade de engajar cada vez mais consumidores em atitudes que estejam ligadas ao conceito de consumo consciente.

Mas, o que é moda sustentável? Também chamada de Eco Fashion, a moda sustentável está ligada á forma que os artigos de moda são produzidos. A moda sustentável se preocupa em usar métodos de produção que não produzam ou pelo menos minimizem o impacto ambiental.

Neste sentido, a moda sustentável está na contramão das fast fashions, já que possui como principal objetivo oferecer peças com durabilidade e que tenham o uso prolongado. Na moda sustentável, são aplicados métodos que são menos poluentes, como:

1. Aplicação de corantes naturais e colas menos tóxicas para que não haja a poluição dos oceanos e lençóis freáticos;

2. Uso de tecidos eco-friendly, onde são usadas fibras orgânicas e que são usados menos água e produtos químicos na produção;

3. Reutilização de tecidos e outros materiais usados e descartados;

4. A preocupação em produzir peças que possam ser utilizadas por um longo tempo, tendo em vista que a produção voltada para as fast fashions valoriza o consumismo e o descarte rápido das peças, que são usadas - em média - somente 5 vezes.

E o que é moda consciente?

Muita gente pensa que moda sustentável e moda consciente é a mesma coisa. Apesar de serem complementares, há diferenças no conceito de moda sustentável e moda consciente.

Enquanto que a moda sustentável se preocupa com as formas de produção da indústria têxtil, a moda consciente é quando o consumidor manifesta em suas compras a preocupação com as questões ambientais e também sociais que envolvem a produção em massa das fast fashions.

Neste sentido, se busca produtos com materiais sustentáveis e de qualidade que, além de ter maior durabilidade, também sejam atemporais.

Confere nossas camisetas feitas com algodão com certificado BCI:

Camiseta Bulls Big Three

Camiseta Will Smith Draw

Camiseta Vogue

 

Gostou do conteúdo? Compartilha com os bros!

Pague com
  • Pix
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Stoned Vestuario - CNPJ: 22.478.833/0001-03 © Todos os direitos reservados. 2022

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade