Muhammad Ali (1942-2016) foi um lutador de boxe norte-americano, considerado um dos maiores da história. Mas por quê? Bora entender...
Muhammad Ali, nome adotado por Cassius Marcellus Clay Jr., nasceu na cidade de Louisville, Kentucky, Estados Unidos, no dia 17 de janeiro de 1942. Seu pai era um pintor de faixas e cartazes e sua mãe era uma empregada doméstica.
Ele começou a treinar boxe com apenas 12 anos de idade. Em 1960, com 18 anos ganhou sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Roma, competindo na categoria meio-pesado contra o polonês Zbigniew Pietrzykowski. Ainda neste ano, Ali venceu sua primeira luta profissional realizada em Louisville, contra o também americano Tunney Hunsaker, em uma decisão que durou seis rounds.
Foi o início de uma série de 19 vitórias em 19 lutas, quando colecionou 15 nocautes. Em 15 de fevereiro de 1964, disputou o cinturão dos pesos-pesados, quando conquistou seu primeiro título mundial contra o campeão Sonny Liston, quando venceu por nocaute técnico no sétimo round. Em seguida, engatou uma sequência de dez defesas do cinturando saindo vencedor em todas elas.
Com 19 anos, “Cassius Clay” foi apresentado a Elijah Muhammad, líder de um movimento conhecido como “Nação do Islã”, um grupo religioso fundado em Detroit. Criado na Igreja Batista pelos pais, foi atraído pela causa, que incluía o ódio racial dada a violência de brancos contra negros nos EUA.
Ali frequentava as reuniões, mas mantinha seu envolvimento escondido do grande público. Em 1962 conheceu Malcolm X, que se tornou seu mentor no islamismo. Inicialmente, Ali foi recusado pela Nação do Islã, devido a sua carreira no box, e condenado pelos segregacionistas brancos que o admiravam entre as cordas. Sua aproximação com Malcolm X e com Elijah e a racha dos dois, ganhou as manchetes dos jornais.
Na primeira luta com Sonny Liston, os membros da Nação estavam presentes na comitiva de Ali. Ao conquistar o título, em fevereiro de 1964, Cassius Clay anunciou sua adesão ao islamismo. Logo em seguida trocou o “nome de escravo” por outro espiritual. Dali para frente seria Muhammad Ali (Muhammad de Maomé e Ali de elevado), nome decisivo para a história americana.
No dia 31 de outubro de 1974, Muhammad Ali e George Foreman protagonizaram um confronto que ficou conhecida como “A Luta do Século”, realizada no Zaire (hoje República do Congo), na África. Ali estava com 32 anos. Depois de alguns rounds, Foreman foi à lona e Ali reconquistou, após 10 anos, o título de campeão mundial de pesos pesados.
Entre 1975 e 1977 foram dez lutas vitoriosas que lhe garantiram o cinturão a Ali. Em 1978, perdeu o título de campeão do mundo para Leon Spinks, mas na revanche realizada sete meses depois, Ali recuperou o cinturão. Voltou ao ringue mais duas vezes, mas foi derrotado contra Larry Holmes em 1980 e Trevor Berbick em 1981. Depois de 61 lutas profissionais, 56 vitórias com 37 nocautes, em sua vitoriosa carreira, Muhammad Ali se tornou uma lenda.
Em 1984, já fora do boxe, Ali revelou que sofria do Mal de Parkinson. Realizou diversos trabalhos de caridade pelo mundo. Foi nomeado Mensageiro da Paz pela ONU e condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade, maior condecoração civil dos Estados Unidos. Em 1996, acendeu a pira dos Jogos Olímpicos de Atlanta.
Em 2002, Ali foi homenageado com uma estrela na calçada da fama de Hollywood. Sua estrela é a única a ser colocada em uma superfície vertical, conforme seu pedido de que o nome Muhammad não seja pisado.
Muhammad Ali faleceu em Scottsdale, Arizona, Estados Unidos, no dia 3 de junho de 2016.
Camiseta Muhammad Ali Knocks Out
Gostou do conteúdo? Compartilha com os bros!
Moda para pessoas de mente aberta ✓ Camisetas masculinas, femininas, longlines ✓ Pagamento em até 8x sem juros ✓ Troca e devolução gratuita ✓ Moda sustentável ✓
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade