Straight Outta Compton, o mais polêmico álbum do grupo N.W.A.

Straight Outta Compton foi o maior sucesso de N.W.A, mas sabia que até o FBI teve interferência no álbum?

Formado em 1986 o grupo N.W.A, sigla em inglês de Niggaz Wit Attitudes (Negros com atitudes), foi o maior representante do estilo Gangsta Rap. Lançou ícones do hip hop e teve uma grande participação nos movimentos sociais da época. A NWA fez história!

O grupo contava com Eazy E, Dr. Dre, Ice Cube, DJ Yella e MC Ren. Mas rapidamente, após cinco anos, o grupo acabou tendo desavenças. Eazy-E usou o dinheiro arrecadado com o tráfico de drogas para fundar o selo Ruthless Records com Jerry Heller. Foi ele quem descobriu o talentoso artista The D.O.C. e recrutou Dre e Ice para comporem músicas para a banca de artistas. Foi então que, quando a música “Boyz N The Hood” foi rejeitada pelo artista da Ruthles HBO, eles decidiram formar um grupo e para eles mesmos cantarem.

O primeiro álbum do grupo, N.W.A and the Posse (1987), não teve muito sucesso. Após esse fracasso The D.O.C saiu do grupo e entrou Mc Ren. Foi quando o grupo lançou o álbum Straight Outta Compton (1988), seu maior sucesso. O disco é considerado uma das obras primas do rap. Carregado de polêmica e fúria, Straigth outta Compton possui algumas faixas marcantes como Fuck Tha Police. A música denuncia os abusos policiais com a população negra.

A música teve tanta repercussão que o grupo recebeu um aviso do FBI sugerindo que o grupo pegasse mais leve nas letras. Essa faixa custou a segurança policial do grupo, que parou de ser escoltado em seu shows. Essa é a razão pela qual o NWA não realizava turnês.

Em 1987 Eazy E lançou um álbum solo com a participação dos colegas, o que acabou gerando conflitos entre os membros do N.W.A. Ice Cube, frustrado pois também queria um álbum solo, saiu do N.W.A. Com sua saída, o terceiro álbum do N.W.A. chamado Efil4Zaggin (Niggaz 4 Life ao contrário) não saiu tão bem na crítica quanto o anterior. Musicalmente ele é mais complexo, mas liricamente, o grupo perdeu grande parte de sua força com a saída de Ice Cube.

A mensagem construtiva diminuiu mas o N.W.A. ainda chocava com a violência e a misoginia, o humor e o hedonismo. O recém saído membro virara alvo de críticas nesse álbum, como é visível por exemplo na faixa “A Message To B.A.” (B.A. são as iniciais de Benedict Arnold, constantemente usado como sinônimo de traidor; “Uma mensagem para um traidor”), que não ficou ilesa, sendo respondida pela música “No Vaseline”.

No grupo havia conflito de egos. Afirmando que não ganhava o suficiente para seu cargo, Dr. Dre sai do N.W.A. em 1991, o que causou o fim do grupo.

Em 1995, Eazy E veio a falecer e, então, os membros do N.W.A. fizeram as pazes. Houve rumores sobre a criação de um álbum-reunião mas o projeto não foi realizado. Surgiram apenas colaborações em músicas como “Hello” e “Chin Check”. Alguns rappers que tiveram história com o grupo participaram do projeto N.W.A. Legacy que levou ao lançamento de dois álbuns: The N.W.A Legacy, Vol. 1: 1988-1998 e The N.W.A Legacy, Vol. 2.

 

Se liga nas peitas que nos lembram do grupo N.W.A.

Camiseta Compton

Camiseta NWA

Camiseta Eazy-E

 

Gostou do conteúdo? Compartilha com os bros!

Sobre a loja

Moda para pessoas de mente aberta ✓ Camisetas masculinas, femininas, longlines ✓ Pagamento em até 8x sem juros ✓ Troca e devolução gratuita ✓ Moda sustentável ✓

Social
Pague com
  • Pix
  • Mercado Pago
Selos
  • Site Seguro

Stoned Vestuario - CNPJ: 22.478.833/0001-03 © Todos os direitos reservados. 2022